Dicas

Chuteira confortável

O equipamento adequado é o começo de uma prática esportiva mais segura.. O tenista, por exemplo, precisa de uma boa raquete e calçados adequados para o saibro ou outro tipo de solo, já os velocistas necessitam de um tênis com solado novo, leve e resistente. O mesmo pode se dizer sobre as chuteiras, que não o tornarão um excelente jogador apenas por estar em seus pés, afinal, muito treino e trabalho duro é que são os fatores determinantes para uma boa atuação em campo. Para os campos da Cia do Futebol, as chuteiras recomendadas são as de trava baixa de borracha. É importante também utilizar alguns equipamentos de proteção, como caneleiras, tornozeleiras e calcanheira de gel.


Exames Médicos

É muito importante a consulta a um médico antes de qualquer atividade física. A realização de exames cardiológicos ao menos 1 vez por ano é necessário para quem joga a 'pelada': É muito importante fazer os exames físicos, primeiro o que examina as medidas, pressão etc, depois o de imagem, que é um eletrocardiograma, um raio-X no tórax.


Aquecimento

Nunca chute a primeira bola sem ter realizado um prévio aquecimento, pois sua musculatura necessita estar apta para ser exigida. Mesmo que você não esteja no auge de sua forma física, este aquecimento é impressindível. Invista pelo menos 15 minutos em alongamentos, pequenas corridas e pequenos exercícios.


Alimentação

O correto é se alimentar, em média, 2 horas antes da atividade esportiva — e nada de comer feijoada ou pizza. É importante ingerir carboidratos de fácil digestão como os integrais, folhas e verduras, e se hidratar em abundância, principalmente em épocas de calor. Porém, nada impede que no intervalo e após o jogo você recomponha o líquido que perdeu, utilizando uma bebida isotônica ou água. Consultar um nutricionista pode ser uma boa ideia. Isso porque ele indicará a dieta mais adequada para o seu perfil de atleta e, ainda, poderá dar algumas dicas importantes caso se pretenda emagrecer ou fortalecer a musculatura.